Um mergulho no Egito Antigo – Ra

Ra!

Jogo de tabuleiro também é uma forma de viajar sem sair de casa e sempre que vejo um jogo que envolve em sua temática história e arte, fico encantada! Ra tem tudo isso e mais um pouco!

Ra é um jogo clássico, publicado pela primeira vez em 1999, criado por ninguém menos que Reiner Knizia, game designer alemão que criou mais de 200 jogos e acumula diversos prêmios, segundo o público do BGG, Ra é uma de suas melhores criações, está no top 3 de avaliação do público, ficando à frente de jogos premiados como Modern Art, Keltis, Lost Cities etc. Então, estava mais do que na hora do jogo chegar no Brasil! Veio pela editora Precisamente Jogos, com arte assinada por Tiago Sousa, que é também o artista do lindo New Eden Project, da Potato Cat.

foto com todos os componentes, tirada do blog da editora

É um jogo com mecânica de leilão e coleção de peças, dividido em 3 eras. Os lances são dados pelas jogadoras com seus discos de Sol, que são distribuídos no jogo, conforme descrito no manual:

Na sua vez, você pode: tirar peças da bolsa e colocar no tabuleiro central; invocar o Rá ou gastar uma peça de deus.

Ao tirar uma peça da bolsa, você a posiciona na trilha de leilão, passa a bolsa para a jogadora ao seu lado que faz a mesma coisa. Porém, quando a peça retirada é uma peça do deus Rá, aí começa a tensão, quer dizer o leilão!

A peça deverá ser posicionada na trilha de Rá e as jogadoras dão seus lances com um de seus discos de Sol, em ordem, de forma que a última pessoa a dar lance será a jogadora Rá (quem puxou a peça)  – Ganhou o leilão? Maravilha! Em primeiro lugar, você coloca seu disco de Sol usado para vencer no centro do tabuleiro, depois pega o que estava lá para você (ele ficará virado para baixo no seu playmat individual, durante a era atual e só poderá ser usado na próxima era), na sequência e mais importante, você leva todas as peças da faixa de leilão para seu playmat individual.

É preciso analisar se vale a pena participar do leilão (você pode passar), pois há peças de desastres que podem estar nas trilhas e te fazem perder peças… um exemplo é a peça de guerra, que te faz perder 2 peças de civilização. Além disso, você pode ganhar um leilão com um disco de Sol de valor 14 e levar em seu lugar para a próxima era um disco de valor muito inferior, como 1, 2, 3… Importante ressaltar aqui que os discos de Sol são limitados, conforme mostrado acima, então, se você gasta todos os seus discos por poucas peças logo de cara, não jogará mais nesta era e precisará guardar o início da próxima… enquanto isso, suas adversárias seguem participando dos leilões… Mas há também o outro lado, se você é muito analítica, mais cuidadosa e fica aguardando um melhor momento para gastar seus discos, corre o risco de não conseguir nada! Pois nesse caso, pode acontecer de saírem muitas peças de Rá e quando a trilha de Ra fica completa, se encerra a era.

Marcador de Ra – jogadora que invoca o Ra ou pega a peça de Ra na bolsa posiciona o marcador em sua frente no leilão.

Há pontuações para o final de cada era e uma pontuação especial no final da terceira era. Honestamente, já vi gente ganhar o jogo pontuando muito entre as eras e já vi o contrário também, pontuando muito mesmo no final.

Mas se sua estratégia for pontuar apenas no final, é importante que você fique atenta durante o jogo com diversos detalhes. Em primeiro lugar, com as peças com o escaravelho – são essas que se mantém com você até o final da partida, as demais, são devolvidas à caixa ao final de cada era. Os monumentos são um exemplo de peças com o escaravelho- eles pontuam muito bem, mas apenas no final da terceira era e são o grande trunfo de quem decide pontuar mais no final da partida. Juntando 5 monumentos idênticos, por exemplo, são 15 pontos no final e você pontua também por tipos diferentes, é uma pontuação menor, mas por ser acumulativa é uma forma de potencializar seus pontos. Então, você pode ter, por exemplo, 10 peças de monumento, dentre as 10, podem ser, 5 pirâmides de degraus  + 3 esfinges e mais 2 outras diferentes, como um obelisco e um templo e vai pontuar por todas:

Essas peças de monumento te garantiriam no final 24 pontos, sendo: 15 pontos pelas 5 peças idênticas (pirâmides de degraus) +  5 pontos pelas 3 peças idênticas (esfinge) + 4 pontos por ter 4 tipos de monumentos (pirâmides de degraus, esfinge, obelisco e templo). Esse é um exemplo sobre como os pontos funcionam nos monumentos, mas é uma combinação difícil de conseguir.

Cuidado para não perder pontos!

Outro ponto fundamental de atenção para qualquer estratégia é nunca deixar de lado o que pode te fazer perder pontos. Ao final de cada era, a jogadora com mais peças de faraó faz 5 pontos, a que tiver menos, perde 2… além disso, neste momento, quem não tiver nenhuma peça de civilização perderá 5 pontos! Se você ignorar isso durante todo o jogo, vai ser difícil se recuperar no final.

Peças de civilização e peças de faraó

Playmat individual

A edição brasileira possui o playmat individual, que funciona como um organizador das peças das jogadoras e acaba facilitando a visualização e a contagem dos pontos – esse playmat é exclusivo da edição brasileira e é algo que os jogadores pediram para as edições gringas, mas por enquanto, apenas nós temos, então, beijinho no ombro pra eles!

Playmats individuais

Discos de Sol

Como seu número de discos de Sol é limitado, é preciso pensar estrategicamente cada lance,  para ganhar e não perder pontos, mas não apenas isso, pensar também nos discos que te restarão para a era seguinte e no final da terceira era, pois a pessoa com a maior soma dos discos de Sol no final do jogo faz 5 pontos e a com menor soma perde 5!

Sobre deuses e deusas!

As peças de deuses e deusas pontuam ao final de cada era, valendo 2 pontos. Porém, elas são peças especiais e na sua vez, caso você tenha uma ou mais peças dessas em seu playmat individual, você poderá em seu turno, usar a sua ação para gastar uma ou mais peças de deus para pegar uma peça qualquer da faixa de leilão. A peça de deus gasta sai do jogo e não volta mais. Essa é uma ação que não pode ser esquecida, pois na faixa pode ter uma peça que potencializará sua pontuação e ao invés de 2 pontos, você pode conseguir muito mais!

Na edição brasileira, foram adicionadas deusas, sem apelo para sexualização da representação feminina e sem apagar as deusas da história:

Na linha de cima, as deusas e abaixo, deuses.
PS –  eu sigo fazendo resenha de jogos com gato preto ahahah.

Essas fotos são da edição brasileira que acaba de chegar pela editora Precisamente Jogos – vem com uma bela bolsa de veludo bordô (chique demais), marcador de Rá de madeira, playmat individual e acho legal destacar que os tipos de peças são mais facilmente identificáveis, pois são bem demarcadas por bordas diferenciadas – essa é outra demanda dos jogadores do exterior.

Ra é um jogo de sucesso internacional, super envolvente,  ótimo para inserir pessoas no hobby e realmente nos leva ao Egito Antigo, nos inspirando a querer conhecer melhor essa cultura e história tão importantes para a humanidade!

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