Especial Doff!

Manas no Diversão Offline 2019

A cidade de São Paulo acaba de receber, pela segunda vez, um dos maiores eventos nacionais voltados ao mundo BG. Quem joga mais assiduamente já tinha na agenda, há alguns meses, os dias 27 e 28 de Abril reservados para o tão esperado Doff. Assim ficou carinhosamente conhecido o Diversão Offline, que chegou do Rio de Janeiro para ocupar pelo fim de semana todo o amplo espaço do Centro de Eventos São Luís, vizinho da famosa Avenida Paulista.

Há quem prefira evitar eventos de mesas cheias, e acompanhe só pelas redes o fluxo – que cresce cada vez mais rápido – de lançamentos, leilões, trocas, partidas e atividades que passam a compor o hobby “boardgamer”. Não foi nosso caso!

Fizemos questão de comparecer para conferir bem de pertinho – e aproveitar os workshops, as promoções e, é claro, as jogas!

Para não deixar você de fora dessa mesa, separamos algumas das impressões aqui das manas sobre o que rolou por lá.

Se liga só!

Área Freeplay – Doidos por Dados

Como todo bom evento ligado ao hobby, o Doff contou com uma área toda preparada especialmente para que as/os participantes pudessem… jogar! Além de toda essa abertura, houve uma programação especial, com destaque para o clube de jogos Doidos por Dados, apoiador que dá nome à seção. Nessa área, vimos um retrato geral do público que compareceu ao evento e ficamos contentes com a presença feminina, que nos pareceu mais expressiva que a da edição anterior do Doff.

Área Orgutal de Protótipos

O nome da área faz referência à Orgutal, loja parceira do evento e apoiadora dessa seção. A organização fica por conta do Coletivo Mansão das Peças. Os títulos exibidos são resultado de um sorteio feito pelo canal Siga o Coelho, após uma pré-seleção envolvendo critérios que você pode conferir clicando aqui.

Essa área estava tão cheia que não demos conta de conhecer a fundo os 16 protótipos que estavam ali, sendo apresentados. A iniciativa é sucesso total no evento, já que promete novidades e abre espaço a novas e novos designers para apresentar, testar e aprimorar seus projetos. Mesmo assim, um dos elementos mais incômodos da seção não precisou de mais que um breve olhar para ser notado: apenas um dos projetos ali levava o nome de uma autora.

O Diversão Offline não comete nenhum tipo de discriminação no processo – aliás, pelo contrário: apenas elogios para a equipe do evento, que, por sinal, conta com a presença feminina na liderança. No entanto, sabemos que a ausência de mulheres em alguns campos do mundo dos jogos é fruto de tempos em que o incentivo para atividades de criação, inventividade, inovação e protagonismo ainda é, em geral, voltado aos meninos. Sem medidas específicas de inclusão, fica muito mais difícil – e mais lento – mudar esse quadro.

Área de Palestras

Também cheia, mas não tanto quanto as áreas nas quais era possível jogar. Além de constarem na programação, as palestras eram anunciadas ao microfone alguns minutos antes de seu início. Tivemos a impressão de que algumas foram lembradas mais repetidamente que outras, talvez pela variação na quantidade de interessadas/os que apareciam – não sabemos ao certo…

Alguns temas não contavam com mulheres ao microfone. Os nomes femininos ficaram concentrados em assuntos como Educação e questões sociais na relação com jogos. Não é coincidência: reflexo de quais portas o mundo dos jogos abre ou não abre para nós.

Atividades Especiais

Além das palestras, da apresentação de protótipos e de jogos em geral, houve também atividades como o workshop de pintura de miniaturas – um sucesso para ameritrashers de plantão, que curtem miniaturas de personagens bem trabalhadas na personalização, para aventuras exclusivas!

A presença de famosos, como o ator Fernando Caruso, e de youtubers do mundo dos jogos, como Jack Explicador, envolveu participantes em mesas especiais para partidas especialmente selecionadas pelas editoras.

Houve sorteio de jogos em alguns estandes, corridas por descontos e até – pasmem! – aplicação de tatuagens temáticas.

Tudo pronto para o workshop de pintura de miniaturas da Blue Knight!


Duração do evento

O evento começava às 10h e encerrava às 18h, em ambas as datas. Curto, para quem gosta de jogar, mas suficiente para uma passada em cada estande. Inegavelmente, um incentivo para que se comparecesse nos dois dias.

O domingo prometia movimentação mais voraz, já que a Paulista Aberta, ação municipal que bloqueia a avenida para automóveis – gerando, ali, intenso movimento de pedestres e ciclistas, como um parque de asfalto -, possibilita a circulação de mais pessoas pela região. Mesmo assim, o fluxo pareceu semelhante em ambos os dias.

Espaço

O espaço foi considerado pequeno por algumas das editoras presentes. Os ingressos se esgotaram rapidamente, deixando uma quantidade razoável de pessoas à espera da próxima edição.
Ao mesmo tempo, ouvimos comentários desejosos de que houvesse uma divulgação mais intensa do evento, com a antecedência necessária para ampliar o público em geral, para além do ainda restrito (apesar de crescente) nicho de seguidores do hobby e profissionais da área.
Ficamos satisfeitas ao notarmos a acessibilidade do local: não havia degraus e os corredores estavam bem largos, facilitando a locomoção das pessoas em geral, sem gerar inconvenientes para cadeirantes.

Não havia praça de alimentação – os profissionais precisavam sair do evento caso quisessem fazer uma refeição, e o mesmo valeu para o público em geral. Entre nós, tivemos impressões diversas sobre isso: se, por um lado, sair do espaço pode ter tirado as pessoas da atmosfera de imersão, por outro, deixou espaço adicional para que novas editoras participassem do evento, como foi o caso da Precisamente e da Bucaneiros (estreando em eventos como editora), ambas lançando dois jogos. Esse espaço também possibilitou uma maior quantidade de mesas de jogos para o público experimentar.

Destacamos o excelente trabalho da equipe de limpeza – contamos com banheiros e salão muito limpos durante todo o evento.

Jogos

Alguns dos jogos em exposição nos chamaram a atenção e resolvemos apresentá-los brevemente a você. Chega mais!

Abstratus
Não se engane pelo espírito festeiro de Abstratus – para ganhar, você precisa trabalhar sua criatividade e seu intelecto. Assim como Grasse, Abstratus também teve participação feminina em sua criação – o jogo foi desenvolvido por Thelma Löbel, Auber Bettinelli e Alberto Duvivier. Escolhido pelos jurados em 2018 como “Melhor Jogo Família” na seleção do Prêmio Ludopedia, Abstratus é composto de pecinhas de madeira com as quais os jogadores devem montar esculturas que representam palavras secretas. Ganha quem conseguir expressar os conceitos por meio de sua obra de arte.

Grasse
Destaque da editora Ludens Spirt,Grasse foi escolhido tanto pelo público quanto pelos jurados para o Prêmio Ludopedia Jogo Expert em 2018. O jogo é criação de Bianca Melina e Moisés Pacheco. O objetivo dos jogadores é se tornar o maior perfumista da parada. Para isso, devem coletar recursos, comprar e vender perfumes e ganhar prêmios. Grasse é excelente e belo, um jogo que envolve estratégia, alocação de trabalhadores e tudo aquilo que o coração board gamer euro almeja.

Keyforge
O já bastante hypado jogo de cartas do criador de Magic Richard Garfield também marcou presença na feira, embora esteja esgotado nas lojas. A Galápagos Jogos organizou mini-campeonatos em que o vencedor ganhava um deck do jogo e o perdedor levava um pequeno prêmio de consolação. Um dos diferenciais de Keyforge é que cada deck é completo e único. Diferente do que rola em Magic, aqui você não pode adicionar outras cartas ao seu baralho. O objetivo do jogo é coletar Æmber o suficiente para forjar 3 chaves mais rápido que seu oponente. Para fazer isso, você usa criaturas, artefatos e ações de diferentes “Casas” em estratégicas que podem variar bastante de um jogo mais agressivo para um mais defensivo. Além de os decks serem únicos, nenhuma partida será igual a outra e isso já basta para intrigar e agregar cada vez mais fãs ao jogo.

Looterz
O simpático cardgame da Editora Conclave é uma criação dos designers Fel Barros e Marco Portugal – que, por sinal, estavam presentes no stand da editora. O objetivo do jogo é roubar a maior quantidade possível de tesouros do Mestre das Trevas, o senhor Rigor Mortis, antes que soem os alarmes da masmorra. Para fazer isso, você vai usar as incríveis habilidades de felinos exóticos como Pru, a gata charmosa, e Gnàukoula, o Lorde Vampiro. Em termos de mecânica, o jogo envolve muito take that ou, no bom português, é rasteira atrás de rasteira no coleguinha. Também precisa ter sorte nos dados para se dar bem na busca por tesouros e no combate. Um jogo com belas ilustrações, divertido, simples e rápido.

Por favor, não corte minha cabeça!
Todo mundo gosta de um bom jogo inspirado em filmes de terror trash. “Por favor, não corte minha cabeça!”, de Gustavo Lopes, é como a vida – de vez em quando você é mocinho/mocinha, de vez em quando você é a aquele que quer cortar a cabeça das pessoas, afinal, quem nunca? Como assassino (chamado de escalpe no jogo), deve-se escolher lugares para atacar e torcer para encontrar o maior número de vítimas desavisadas nesses lugares. Já a vítima escolhe um local onde acha que estará segura do algoz. Dependendo da situação, você ganha pontos de vitória (contabilizados em bolsas de sangue, claro) conforme você mata ou sobrevive ao ataque. A exemplo da maioria dos jogos da editora Geeks n’ Orcs, é um jogo leve, engraçado e divertido para jogar em grupo. Tem blefe, mas também tem estratégia e, dependendo da inspiração, até um pouco de role play.

Componentes do jogo “Por favor, não corte minha cabeça!”


Monitoria

Nos chamou a atenção a presença de equipes de monitoria centralizadas em organizações de eventos – e não nas editoras em si. Em outras palavras, houve diferentes editoras contando com monitorias agenciadas por um mesmo evento.

Sobre isso, destaque para a monitoria do Joga na Mesa, evento mensal de jogos em São Paulo, que acaba de se apresentar ao mundo já mostrando que veio para ocupar o tabuleiro: camisetas estampadas em padrões de manchas roxas e amarelas eram vistas por todos os lados, vestindo equipes que explicaram jogos das editoras Conclave, Grok, Red Box, e marcaram presença também em nome da histórica Ludus Luderia. A Joga na Mesa contou com muitas mulheres na equipe e tem presença feminina decisiva também na liderança.

Parte da equipe de monitoria organizada pelo evento Joga na Mesa


Organização

Tivemos a informação privilegiada – vinda de uma representante de uma das editoras participantes – de que os organizadores foram, durante todo o evento (antes e depois também), muito prestativos com os profissionais das empresas que possuíam estandes, mesmo aquelas que eram menores, sempre tratadas com muita atenção, muito cuidado e respeito.
Notamos que houve pontualidade na abertura, no fechamento, e na maior parte das atividades realizadas – algumas eram de responsabilidade das respectivas editoras/organizações participantes.
De modo geral, nos sentimos muito bem no ambiente, e reconhecemos a excelência no trabalho da organização do evento também por isso.

Premiação

Prêmio Ludopedia 2018 – destaque para a presença feminina: Bianca e Thelma!

Votos dos Jurados e do público:
Jogo Expert (Designer Nacional): Grasse – Mestres Perfumistas (Ludens Spirit) – designers Bianca Melyna e Moisés Pacheco

Votos dos Jurados:
Jogo Família (Designer Nacional): Abstratus (Ludens Spirit) – designers Thelma Löbel, além Alberto Duvivier, Auber Bettinelli.

Produtos diferenciados

Além de jogos, havia estandes vendendo componentes e outros itens muito procurados nos meios do hobby – como mesas ideais para jogar. Destaque para as mesas do Nerd Bruto, cujos preços nos pareceram acessíveis e as qualidades pensadas por quem joga para quem joga, isto é, vimos ali os diferenciais que procuramos – portabilidade e a versatilidade apareceram especialmente em alguns produtos, como uma mesa que dobra e vira uma maleta, fácil de carregar ou pendurar numa parede, e uma mesa com dois tampos: um fixo, para jogar, com um espaço em cima, para alocar outro tampo e se transformar em uma mesa de jantar perfeita, acabando com aquele problema – mesa montada com o jogo e a pizza chega… o que fazer? Nesse caso, coloca o tampo por cima e pronto!

Diz aí!

E você, também esteve por lá? Comente suas impressões com a gente!

E se liga! Na semana que vem tem mais conteúdo #JogaMana 😉

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