Um ano jogando juntas! | Impressões sobre nosso primeiro aniversário

A equipe JogaMana
Só o bonde das organizadoras prontas pra celebrar! 🙂

No último sábado, celebramos pela primeira vez o aniversário da JogaMana. Sim: teve bolo! Uma bela decoração e, de coração, troca de presentes e bons votos, com direito a sorteio de jogo, discurso e caderno de recados. Uma festa!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi a edição em que menos joguei até hoje, mas não por falta de jogos lindos e gente animada pra cada partida! Também não foi pelo esquema de revezamento na monitoria que começamos a fazer desde que o quórum cresceu, a ponto de haver mais mesas cheias que membras da equipe – quando o evento era menor, quem explicava um jogo ficava para jogá-lo também. O motivo, na verdade, foi a quantidade de coisas lindas rolando ao mesmo tempo, que me deu vontade de assistir e participar um pouquinho de tudo, até fazer uma pausa só pra ver de camarote esse eventão acontecendo.

A mana Bacolou deitada sobre um lenço roxo e almofadas vermelhas.
@bacolou só curtindo a vibe…!

Aliás, eu nunca vi outro evento com um espaço tão gostoso pra descansar! O ponto também foi cenário para a JogaManinha, sessão de jogas entre meninas (meninos de até 12 anos também podem participar! :)).

Este slideshow necessita de JavaScript.

É mais um elemento que faz dos nossos encontros tão especiais e consistentes na proposta: tornar o hobby mais acessível pra todo mundo. Isso porque, como todo mundo sabe se parar pra pensar só um pouquinho, as mães são sobrecarregadas na nossa sociedade em relação aos cuidados das crianças. É abismal a desproporção com que se cobra responsabilidade das mães em relação ao que se cobra (peraí, se cobra algo de verdade, que não seja algum dinheiro e “olhe lá”?) dos pais. Dessa forma, sabemos que qualquer evento que não acolha a presença de crianças ou ao menos um espaço destinado a elas, acaba por ser conivente com a ausência das mães. A exclusão das mães infelizmente é comum em ambientes que se sugerem feitos para a diversão. No entanto, aqui sabemos que mãe pode e deve participar de tudo o que quiser.

Este slideshow necessita de JavaScript.

As crianças costumam adorar os Party Games, mas tem pra gente grande também! Formou-se uma mesa animadíssima ao centro da sala, em que esteve presente a blogueira Karen, do @boardgame4girls. Outra instagramer que marca presença há algumas edições é a Day, do @qeojogo. Além delas, já passaram por aqui, ao longo desse primeiro ano, nomes de peso no hobby, como a Vanessa, da editora FunBox.

seis mulheres em torno de uma mesa, concentradas num jogo ao centro
A concentrada mesa central dos party games!

Mas, apesar de ser dia de festa, não ficamos só nos parties! Rolou partida do eurogame “Gentes”, com a explicação minusciosa da mana @paulabassi, além de “Carnavalesco”, que está quentinho no forno da editora Precisamente – cuja sócia é a mana @amandajogamana, que explicou tim-tim por tim-tim o jogo de alocação de dados. Teve até mesa com o cinematográfico Jumanji, explicado pela mana @kbarga. O lindo cardgame Piepmatz também teve seu ninho na mesa guiada pela mana @podesoltar, em que a mana @adrilhama conseguiu parar pra jogar depois de explicar uns 5 jogos diferentes na mesa central.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Enquanto via tudo isso, volta e meia tive a surpresa de chegarem presentes feitos à mão, personalizados, para a JogaMana, um carinho que mostra a marca que vai sendo deixada na relação de toda essa rede. Ao lado da lista para concorrer ao sorteio do jogo Happy Hour, um caderno de recados ia se enchendo de cor. Como se não bastasse a doçura dessa situação, houve participantes que levaram doces feitos por si próprias, para compor a mesa do “Parabéns”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Por falar em “parabéns”, a @amandajogamana nos surpreendeu com um discurso belíssimo nessa hora, recontando nossa jovem história e o sentido disso tudo. Confesso que até lacrimejei!

Amanda discursando
Dis-cur-so! (Veja tudo nos destaques do nosso Insta ;))

Recordando o manifesto de lançamento, que escrevi aqui à altura dos dois meses de então existência desse projeto, revi quanta coisa entra em jogo na construção e manutenção da nossa proposta.  Ao longo dessas 4 estações, “manas jogando juntas” – nossa máxima – a cada mês ampliou seus sentidos, bem como seu alcance: partimos de 5 para mais de 40 mulheres que já compareceram aos encontros e/ou participam de interações constantes pelo whatsapp conosco. Isso sem falar nas/nos mais de 600 seguidoras(es) das nossas redes, demonstrando apoio à causa e interesse pelo que produzimos.

IMG-20200206-WA0042

Se podemos dizer que nosso lance não são “apenas” jogos, por conta de tudo o que representa montar uma sala com outras companheiras e curtir boas partidas – livres de receios e questões que nos perseguem em quase todos os espaços, com os homens que as exercem -, hoje vamos ainda mais longe: somos uma rede de apoio, em que nos buscamos como parceiras, amigas, apoiadoras de carreira, acolhedoras em situações de risco e problemas, debatedoras, pessoas que se fazem crescer, que se fortalecem e encontram espaço pra trazer à mesa aquilo que são, aquilo que pensam, sabendo que serão vistas, ouvidas, consideradas como merecem, isto é, simplesmente como pessoas, nada menos que isso.

Por tudo isso, é com vigor que digo: PARABÉNS, JOGAMANA!
E agradeço por tudo o que seguimos construindo, deixando meus votos de longa vida – apenas enquanto for necessário sermos todas feministas.

Um comentário em “Um ano jogando juntas! | Impressões sobre nosso primeiro aniversário

Deixe um comentário